Aneel deve suspender análise sobre mudança na taxação da energia solar

Órgão deve esperar decisão do Congresso Nacional

Por Da Redação
Às

Aneel deve suspender análise sobre mudança na taxação da energia solar

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve estancar a análise a respeito de uma nova norma que pode mudar as regras de taxação para quem gera energia solar e de outros tipos de energia limpa.

A decisão chega após as declarações do presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (6), de que a posição do governo é de "taxa zero" e que estava sepultada qualquer iniciativa de tirar incentivos daqueles usuários do sistema elétrico que produzem energia solar ou assimilados. O presidente também afirmou que a decisão caberia à Aneel. 

Após encerrar a consulta pública sobre o tema no dia 30 de dezembro, a Aneel estava em fase de análise das contribuições. O planejamento estratégico do órgão estipula prazo para a definição de uma nova norma ainda no primeiro trimestre de 2020. Atualmente, os menos de 200 mil usuários da modalidade, chamada Geração Distribuída, geram um custo de cerca de R$ 1 bilhão para todo o sistema.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.