Aneel dispõe de R$ 16,1 bi para ajudar distribuidoras na pandemia
Agência aprovou na última terça-feira (23), regulamentação da Conta-covid

Foto: Beth Santos/Secretaria-Geral da PR
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou R$ 16,1 bilhões para ajudar distribuidoras que foram afetadas pela pandemia do novo coronavírus. A iniciativa recebe o nome de Conta-Covid e é destinado ao setor elétrico.
A medida, aprovada na última terça-feira (23), autoriza a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) a realizar empréstimos bancários para cobrir déficits ou antecipar receitas das distribuidoras de energia até dezembro de 2020. A agência estabeleceu que deverão ser pagos em 60 meses.
De acordo com a Aneel, a medida vai reduzir o impacto nas contas de luz dos efeitos financeiros que a pandemia do novo coronavírus trouxe para as empresas do setor elétrico. “Por meio de empréstimo de um conjunto de bancos, os aumentos nas tarifas de energia serão diluídos ao longo de cinco anos e a situação financeira das empresas do setor será preservada”, disse a Aneel.
A operação de crédito será coordenada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O empréstimo terá custo equivalente ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI) mais um percentual de remuneração das instituições financeiras que oferecerão os empréstimos de maneira conjunta e em condições uniformes.