• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Aneel vai definir valor de reajuste da bandeira tarifária da conta de luz na próxima terça-feira (29)

Aneel vai definir valor de reajuste da bandeira tarifária da conta de luz na próxima terça-feira (29)

Com reservatórios em níveis "consideravelmente baixos", tarifa em julho seguirá mais elevada

Por Da Redação
Ás

Aneel vai definir valor de reajuste da bandeira tarifária da conta de luz na próxima terça-feira (29)

Foto: Reprodução/Painel MT

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se reunirá na próxima terça-feira (29), para definir o valor do reajuste das bandeiras tarifárias. A cobrança extra na conta de luz acontece quando o custo de produção de energia aumenta. O reajuste a ser definido pela Aneel entrará em vigor a partir de julho, quando será aplicada a bandeira tarifária na cor vermelha patamar 2, taxa mais elevada do sistema.

Segundo a Aneel, os níveis dos reservatórios estão "consideravelmente baixos", e a perspectiva é "desfavorável". O cenário, acrescenta a agência, "sinaliza horizonte com reduzida capacidade de produção hidrelétrica e elevada necessidade de acionamento de recursos termelétricos". 

De acordo com o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, a bandeira vermelha patamar 2 terá um reajuste superior a 20%. Com isso, ela deve passar dos atuais R$ 6,24 cobrados a mais a cada 100 quilowatts/hora consumidos (kWh) para mais de R$ 7,50.

A bandeira vermelha 1 e a amarela também devem ser reajustadas, mas o aumento ainda não foi informado. A bandeira verde continuará sem cobrança adicional. A bandeira vermelha 2 começou a ser aplicada em junho, e a expectativa é que ela continue em vigor até novembro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.