Anfavea afirma que produção de automóveis deve cair 40% em 2020

Nas receitas, a retração é 40,5%

Por Da Redação
Às

Anfavea afirma que produção de automóveis deve cair 40% em 2020

Foto: Divulgação

De acordo com informações da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgadas nesta sexta-feira (5), o cenário para o setor automotivo no Brasil em 2020 passou de expansão de 9,4% nas vendas interna para retração de 40% após os impactos da crise provocada pelo novo coronavírus.

A expectativa inicial de vender 3,05 milhões de veículos em 2020 caiu para 1,65 milhão, pouco mais metade da previsão inicial. “Perdemos praticamente dois meses de produção [abril e maio]. Em junho, ainda não esperamos grande recuperação. Esperamos que o terceiro trimestre melhore e o quarto melhore ainda mais”, afirmou o presidente Luiz Carlos Moraes.

O setor retomou as atividades produtivas em maio, depois de praticamente ficar parada durante abril. Foram montadas 43,1 mil unidades no mês passado. A volta, no entanto, ainda é lenta, com adoção de protocolos de controle de segurança e saúde.

A Anfavea prevê que o segundo trimestre será um dos piores da história do setor. As vendas em São Paulo, maior mercado automotivo, caíram 98% no com a pandemia. As exportações também foram afetadas pela Covid-19 e o cenário de retorno é ainda mais incerto. “Cada país tem seu estágio. Não é possível saber como as exportações vão se comportar”, destacou Moraes.

No acumulado do ano, os embarques registram queda de 44,9%, com apenas 100,1 mil unidades exportadas. Em receita, a queda acumulada é de 40,5%, somando apenas US$ 2,5 bilhões.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.