• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Angelo Coronel sugere projeto de lei que incentiva produção de cacau no Brasil

Angelo Coronel sugere projeto de lei que incentiva produção de cacau no Brasil

Proposta do senador Baiano valoriza órgão que ajudou na recuperação da lavoura cacaueira da Bahia

Por Da Redação
Ás

Angelo Coronel sugere projeto de lei que incentiva produção de cacau no Brasil

Foto: Divulgação

Tramita na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal um projeto de lei que busca  impulsionar a produção de cacau no país. A autoria é do parlamentar baiano Angelo Coronel (PSD).

O PL 4.107/2019 altera a Lei nº 13.710, de 2018, que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade para valorizar a Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão federal, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que apoia a cacauicultura desde 1957.

Segundo Coronel, essas alterações têm como objetivo aperfeiçoar a legislação para consolidar a recuperação do setor cacaueiro. “O Brasil já foi o segundo maior produtor mundial de cacau. Contudo, após a entrada e disseminação da vassoura de bruxa do cacaueiro [doença que prejudicou a produção nacional] e condições naturais desfavoráveis (secas, temperaturas baixas, etc.) a produção de cacau do país despencou de cerca de 400 mil toneladas no começo da década de 1980 para cerca de 90 mil toneladas no começo do século”, explica.

Atualmente o Brasil está em sétimo lugar no ranking global de produção de cacau. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia é o estado líder na produção nacional, com mais de 200 mil toneladas produzidas entre 2017 e 2018, seguida do Pará. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.