Antecipação do 13º vai virar dívida no INSS do segurado que morrer este ano

O valo deve ser pago pelos dependentes

[Antecipação do 13º vai virar dívida no INSS do segurado que morrer este ano]

FOTO: Reprodução

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma portaria determinando que o 13º dos aposentados e pensionistas serão descontados do residual devido aos dependentes do segurado, em caso de morte desse beneficiário antes da conclusão do ano vigente. O documento frisa, também, que o abono recebido antecipadamente será considerado uma dívida deixada pela pessoa que morreu. 

Dessa forma, fica determinado que se um segurado morresse em junho, por exemplo, os dependentes teriam direito a receber apenas o proporcional a seis meses do 13º salário. Como o benefício já teria sido pago integralmente ao aposentado ou pensionista, o governo fará o desconto dessa diferença de seis meses no resíduo a que os herdeiros têm direito.

"Feito o encontro de contas, se o saldo for negativo, isto é, os valores a serem pagos forem menores que os valores já recebidos e não devidos, esse valor não será consignado na pensão por morte eventualmente concedida ou cobrada diretamente dos dependentes e herdeiros. Nesse caso, o valor será objeto cobrança ao longo do inventário, conforme disciplina a Lei Civil", explicou o INSS.

A portaria completa que os "valores recebidos indevidamente a maior em razão de óbito do beneficiário" não podem ser descontados da pensão por morte, pois não há previsão legal para isso. "Se trata de dívida do segurado, cujo patrimônio sucedido deve responder, se houver, quer através dos sucessores ou do espólio", determina o texto.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Rio Grande do Sul tem 8 das 10 cidades com maior volume de chuvas no mundo em 24 horas]

Os temporais devem continuar nos próximos dias e outros cidades do estado podem superar os 200 mm, prevê Inmet

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!