Candidatos pedem adiamento do Enem pelas redes sociais

Estudantes argumentam insegurança por causa do aumento de casos da covid-19 no país

[Candidatos pedem adiamento do Enem pelas redes sociais]

FOTO: Divulgação | EBC

Candidatos que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fizeram um mutirão nas redes sociais para pedir o adiamento da prova, marcado para acontecer neste domingo (17).

Nesta sexta-feira (15), termos como “Adia Enem por Vidas”, “Estudantes pedem socorro” e “STF adia Enem” são os mais repercutidos no Twitter.

O pedido foi impulsionado por causa do aumento de casos da covid-19 e do colapso no sistema de saúde de Manaus, que passa por uma escassez de oxigênio para pacientes internados com a doença.

Pelo menos 36 mil postagens no Twitter com a hashtag #EstudantesPedemSocorro e 17 mil com a hashtag #AdiaEnemPorVidas já foram publicadas na rede social.

Instituições e políticos também aderiram à campanha. A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) afirmou que “a aplicação da prova do Enem é irresponsável”. O senador Cid Gomes escreveu que é necessário dar um basta a “este genocídio”.

A Defensoria Pública da União entrou com um pedido para o adiamento da prova e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, entrou com recurso e a Justiça negou o adiamento da prova, afirmando que cada cidade deve decidir se há condições de fazer a prova.

Além disso, o Inep garantiu que a prova será feita de forma segura, como a ampliação do horário de entrada para evitar aglomerações, distanciamento em sala de aula e obrigatoriedade do uso da máscara no local de aplicação.


Comentários