Antes da COP30, Lula participa de encontro entre América Latina, Caribe e União Europeia na Colômbia
Segundo o ministro Mauro Vieira, Lula deve manifestar solidariedade regional à Venezuela, que sofre ameaças do governo dos EUA

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula (PT) participa, neste domingo (9), da 4ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE), realizada em Santa Marta, na Colômbia.
De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante o encontro, Lula deve manifestar solidariedade regional à Venezuela, em reação às recentes ameaças ao governo de Nicolás Maduro feitas pelo governo dos Estados Unidos.
O governo dos EUA tem intensificado ataques militares a embarcações no Caribe, alegando combater o narcotráfico na região. No entanto, Maduro acusa o país de "fabricar uma nova guerra".
"É um apoio, é uma solidariedade regional à Venezuela, tendo em vista que o presidente repetidamente já disse, e é a posição da nossa política externa, que a América Latina e, sobretudo, a América do Sul, onde nós estamos, é uma região de paz e cooperação", afirmou o ministro.
Vieira também disse que Lula aproveitará o encontro para defender o princípio de não intervenção e diálogo político entre os países do continente americano.
Após a agenda, Lula voltará para o Brasil, para participar da COP30, que começa nesta segunda-feira (10), em Belém (PA).


