Anticoncepcional masculino apresenta 99% de eficácia em animais, afirma estudo
Pesquisas com o medicamento em humanos devem começar ainda neste ano

Foto: Reprodução/R7
Uma equipe de cientistas anunciou, na última quarta-feira (23), que a pílula anticoncepcional masculina apresentou 99% de eficácia em camundongos, um avanço aguardado há anos na medicina.
Os estudos com o medicamento em humanos, que não teve efeitos colaterais nos animais, devem começar ainda neste ano. De acordo com os responsáveis, a pílula pode estar disponível no mercado até 2027.
Os resultados sobre o novo contraceptivo, avaliados como um marco na oferta de métodos de controle de natalidade para o público masculino, serão apresentados na reunião de primavera da American Chemical Society.
Desde 1960, quando a pílula anticoncepcional para mulheres foi aprovada, utilizada hoje por mais de 214 milhões de mulheres no mundo, os pesquisadores trabalham em busca de um equivalente masculino. Porém, até o momento, apenas preservativos e a vasectomia estão entre os métodos eficazes disponíveis para os homens.
"Vários estudos mostram que os homens estão interessados em compartilhar a responsabilidade contraceptiva com suas parceiras", ressaltou o doutor Abdullah Al Noman, graduado da Universidade de Minnesota, responsável por apresentar a pesquisa.