Anualmente cerca de mil pessoas com menos de 18 anos casam na Bahia

Na maioria dos casamentos, apenas a mulher é menor de idade

Por Da Redação
Às

Anualmente cerca de mil pessoas com menos de 18 anos casam na Bahia

Foto: Redes sociais

De acordo com levantamento feito pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) cerca de mil pessoas com menos de 18 anos casam anualmente na Bahia e na maioria dos casamentos, apenas a mulher é menor de idade. 

No Brasil, a legislação permite o casamento a partir dos 16 anos, mediante autorização dos responsáveis. Segundo a Arpen, na Bahia houve uma redução de 35% no número de celebrações desse tipo nos últimos cinco anos. Antes de 2019, o casamento de pessoas com 16 anos só era permitido em casos de gravidez.

Entre o ano de 2018 a março de 2023 foram registrados 132 casamentos onde ambos os cônjuges são menores de idade e no mesmo período foram realizados 328 matrimônios onde só as mulheres são maiores de idade e 5.044 onde apenas os homens são maiores de idade.

Já os casamentos homoafetivos totalizaram 41 celebrações envolvendo menores. Em 2023 foi registrada apenas uma, sete em 2022, 12 em 2021, uma em 2020, sete em 2019 e 13 em 2018. Nesta configuração, casamentos onde ambos os cônjuges eram menores não foram registrados em nenhum dos anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.