Anvisa alerta que população comunique sobre reações adversas com vacinas e tratamentos
Agência alegou que pandemia tem feito com que análises sejam feitas de forma acelerada

Foto: Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta quinta-feira (20), para que a população comunique possíveis reações adversas causadas por vacinas ou tratamentos com medicamentos em geral.
O alerta foi feito com base na pandemia da covid-19, que tem feito com que as agências analisem o uso de medicamentos e vacinas em um curto período de tempo devido à urgência da crise sanitária, segundo explicou a gerente de farmacovigilância da Anvisa, Helaine Capucho.
“Para trazer as respostas de que precisamos, os prazos para realização de estudos [científicos] estão sendo encurtados. Em alguns casos, há também uma redução do número de participantes e do tempo de acompanhamento destes participantes”, explicou a gerente.
Helena também completou dizendo que “Os cidadãos devem ser orientados a reportar efeitos adversos a qualquer tempo. Se [for um efeito] grave, a pessoa provavelmente vai voltar a procurar a instituição de saúde, mas é importante orientar as pessoas a notificarem também as reações menos graves; a informarem [a vigilância sanitária] o que tomou, quando tomou, quando começaram os sintomas e de que tipo foram”, disse a gerente, que também informou que as pessoas que não são médicas também podem utilizar o sistema VigiMed para notificar eventuais reações colaterais.