Anvisa aprova anticoncepcional “mais natural” que reduz risco de trombose
Fármaco é utilizado na Europa desde 2021

Foto: Reprodução/Pixabay
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo anticoncepcional, cuja formulação tem o propósito de ser menos agressiva ao organismo das mulheres e reduzir o risco de trombose. Trata-se do Nextela, medicamento oral que combina estetrol (E4), uma reprodução idêntica ao produzido pelo fígado do feto humano durante a gestação, e a drospirenona.
O novo fármaco é utilizado na Europa desde 2021. “Este novo contraceptivo oral combinado (COC) atua sobre o metabolismo feminino de forma diferente das demais pílulas anticoncepcionais com estrogênios já que seu componente é o estetrol que substitui os estrogênios classicamente empregados nos COC até o momento atual”, explica o médico ginecologista e diretor científico da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), César Eduardo Fernandes, durante entrevista à revista Veja.
Desenvolvido pela farmacêutica brasileira Libbs, a nova pílula também tem baixa interferência na função endócrina, efeito neutro nas mamas e nos parâmetros lipídicos e dos carboidratos por ser uma opção mais natural, com a reprodução do estetrol feita em laboratório a partir de fontes vegetais.