Anvisa aprova ECG e monitoramento de pressão em relógios da Samsung
Apesar da aprovação, órgão faz ressalvas sobre uso

Foto: Reprodução/Showmetech
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou as funções de ECG (eletrocardiograma) e de monitoramento de pressão arterial em smartwatches da Samsung. Os recursos foram aprovados nos dias 3 e 17 de agosto e podem marcar presença no Galaxy Watch 3 que será comercializado no país. O Apple Watch foi o primeiro relógio smart a ter a função de eletrocardiograma aprovada no Brasil, conhecida por salvar vidas ao redor do mundo.
O órgão aprovou o pedido da Apple em maio e menos de dois meses depois a ferramenta foi disponibilizada por meio de uma atualização e a expectativa é que algo parecido ocorra com os aparelhos da marca sul-coreana. Apesar dos dois softwares estarem regularizados, o órgão pontuou algumas recomendações para o uso.
A Anvisa ressalta que os recursos funcionam apenas como uma primeira consulta e não devem ser utilizados por pessoas menores de 22 anos. Outra recomendação é que os usuários não usem o relógio se tiverem quadros médicos como arritmia, diabetes, distúrbio neurológico ou alguma outra doença cardiovascular conhecida.
Além disso, a orientação é não realizar medições se estiver próximo a campos eletromagnéticos ou durante a prática de exercícios físicos e que o usuário deve verificar sempre se o dedo utilizado na função não possui hematomas, cicatrizes ou cortes.