Anvisa aprova registro de teste da Fiocruz para Monkeypox
Brasil já notificou 6.869 casos confirmados da doença

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na última terça-feira (20), o registro definitivo de um teste diagnóstico para a monkeypox, ou varíola dos macacos. O exame brasileiro foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), e já tinha sido liberado para uso emergencial em agosto deste ano.
O Kit Molecular Multiplex OPXV/ MPXV/ VZV/ RP Bio-Manguinhos serve para detectar a varíola dos macacos e outras doenças virais semelhantes como orthopox e varicella zoster. Ainda não informações sobre a disponibilidade dos testes.
Vacinas
As vacinas contra a monkeypox deve chegar ainda neste mês no Brasil. Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, as primeiras 50 mil unidades do imunizante serão enviadas ao país “ainda na segunda quinzena de setembro”. Inicialmente, a vacina será administrada em profissionais da saúde e pessoas que tiveram contato com pacientes infectados pelo vírus.
O Brasil já notificou 6.869 casos confirmados da doença e 5.747 suspeitas, até o último sábado (17). A vacinação contra a monkeypox começou na Europa e América do Norte.


