Anvisa pede informações da Janssen sobre aplicação de dose de reforço
Agência quer avaliar necessidade da aplicação de outra dose

Foto: Michel Alvim/Secom MT
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu com representantes da farmacêutica Janssen, do grupo empresarial Johnson & Johnson, para coletar informações sobre a necessidade da aplicação de uma dose de reforço do imunizante contra a Covid-19. O encontro aconteceu na sexta-feira (27). Diferente dos outros imunizantes utilizados no Brasil, que necessitam da aplicação de duas doses, a Janssen garante a imunização com apenas uma dose.
Na reunião, a agência solicitou que a empresa compartilhasse os estudos realizados sobre a aplicação da dose de reforço. Os integrantes do órgão pediram que o repasse de informações ocorra à medida que sejam concluídos, no processo chamado de submissão contínua.
Segundo a Anvisa, o estudo visa coletar subsídios para avaliar as possibilidades e a demanda por uma dose adicional no caso do imunizante. Caso necessário, as informações ajudarão no replanejamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Pfizer
Os representantes da agência também se reuniram com integrantes da farmacêutica Pfizer para mais trocas de informações sobre a 3ª dose do imunizante, recém aprovada no país. A Anvisa tem o objetivo de reunir dados da própria fabricante, além de pesquisas realizadas por instituições públicas e privadas, para avançar na análise sobre a necessidade e segurança da aplicação de uma dose de reforço.
A vacinação com a terceira dose em idosos de até 70 anos, que tenham se vacinado há mais de 6 meses, foi confirmada na última quarta-feira (25), pelo Ministério da Saúde. A ação visa conter o avanço da variante Delta, considerada a mais contagiosa, no país.