Anvisa recomenda suspensão do desembarque de passageiros vindos de países africanos

Uma nova variante do coronavírus foi descoberta na África do Sul

Por Da Redação
Ás

Anvisa recomenda suspensão do desembarque de passageiros vindos de países africanos

Foto: Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou nesta sexta-feira (26), em nota, que o governo brasileiro adote medidas de restrições para voos e viajantes vindos de parte da África, em decorrência da identificação de uma nova variante do coronavírus. Na nota, os países identificados são, especificamente, África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. 

A cepa, identificada como B.1.1.529, está preocupando as autoridades sanitárias porque, no geral, já existem 50 mutações do vírus. "É uma variante que possui características mais agressivas e que, obviamente, requer das autoridades sanitárias mundiais medidas imediatas. É exatamente o que fizemos há poucos minutos. Já enviamos nossas notas técnicas para os ministérios da Casa Civil, Saúde, Infraestrutura e Justiça no sentido que voos vindos desses países, são países localizados no sul do continente africano, sejam temporariamente bloqueados, não venham para o Brasil", explicou o diretor da Anvisa, Antônio Barra Torres à GloboNews.

A Anvisa informa, contudo, que a efetivação das medidas sugeridas depende de portaria interministerial editada conjuntamente pela Casa Civil, pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Infraestrutura e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.