Anvisa recomenda suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro
Em investigação epidemiológica, dois navios tiveram suas atividades interrompidas

Foto: Reprodução/G1
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao Ministério da Saúde na, sexta-feira (31), a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro. A medida é em caráter preventivo, visto que ainda não há dados conclusivos sobre o cenário epidemiológico, a partir da variante Ômicron. Segundo a agência, a manifestação técnica foi pautada no princípio da precaução para proteção da saúde da população.
A Anvisa argumenta que o aumento repentino de infectados pela Covid-19 nas embarcações de cruzeiros marítimos e dos dados epidemiológicos nacionais e mundiais, especialmente dos identificados com a nova cepa, justificam o pedido de interrupção provisória da temporada de navios de cruzeiro, em caráter preventivo, ao Ministério da Saúde.
Após as investigações epidemiológicas feitas pela Anvisa e pelas autoridades de saúde locais, com testagem dos passageiros, dois navios tiveram suas atividades interrompidas ao longo de sexta-feira (31), o Costa Diadema, atracado em Salvador, e o MSC Splendida, que está no Porto de Santos.
A agência diz que os dados disponíveis até o momento indicam que a Ômicron tem grande potencial de contágio mais rapidamente do que outras variantes e que pode passar pela proteção imunológica obtida pelas vacinas e pela produção natural de anticorpos de quem já foi infectado pela Covid-19.