Anvisa suspende fabricação, comercialização e uso de alimentos da marca Fugini
Vigilância identificou falhas graves relacionadas à higiene e controle de qualidade

Foto: Fugini/Reprodução
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu na quarta-feira (29) a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini. A empresa produz molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maionese e mostardas.
A medida foi adotada após uma inspeção sanitária conjunta realizada entre a agência, o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e a Vigilância Sanitária Municipal de Monte Alto (SP). A ação identificou falhas relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. "Essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final", afirma a Anvisa em nota.
Também em nota, a Fugini afirma que a inspeção "gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos". "Respeitamos e, rapidamente, alteramos os pontos indicados", disse a empresa.
Maionese
A agência reguladora também vai publicar uma resolução de suspensão específica para lotes de maioneses da marca Fugita, também da empresa Fugini Alimentos. A medida proíbe a comercialização, distribuição e uso. A proibição da maionese é feita após a constatação do uso de ingredientes vencidos na fabricação do molho.