Anvisa suspende marca de imunoglobulina por 'desvio de qualidade'

Produto fabricado pela ICHOR BIOLOGICS PVT LTD deve ser recolhido imediatamente

Por Da Redação
Ás

Anvisa suspende marca de imunoglobulina por 'desvio de qualidade'

Foto: Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta sexta-feira (16) o recolhimento e a suspensão do uso, distribuição, comercialização e importação de todos os lotes de imunoglobulina humana fabricada pela empresa ICHOR BIOLOGICS PVT LTD. Na decisão, a agência reguladora apontou  "desvio de qualidade". 

As imunoglobulinas são proteínas do sistema de defesa do organismo. Ela é administrada por via intravenosa e essencial no ambiente hospitalar para, por exemplo, o tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes. De acordo com a Anvisa, o produto da empresa apresentou, em todos os lotes, resultado insatisfatório no teste que avalia a presença de pirogênios, substâncias contaminantes que podem causar sintomas como febre, vômitos, tremor e calafrios. 

Todos os medicamentos injetáveis precisam ser livres dessa substância. O produto suspenso pela Anvisa é comercializado com o nome de IMMUGLO, em um frasco de 100 mL de solução injetável de 50 g/L. A marca foi importada por diferentes empresas a partir de uma resolução da agência publicada durante a pandemia para resolver um problema de desabastecimento. Segundo a resolução, os importadores são os responsáveis pelo recolhimento do produto. A Anvisa pede que os serviços de saúde não utilizem a imunoglobulina humana IMMUGLO.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.