Anvisa suspende venda e uso de autotestes de Covid-19 em situação irregular
Até o momento, não há nenhum produto aprovado pela Anvisa como autoteste de Covid-19 no país

Foto: Getty Images
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão de dois autotestes de Covid-19. Com isso, a comercialização, distribuição, fabricação, importação e propaganda dos exames “Teste Covid meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva”, da empresa Empreendimentos Pague Menos S/A, e “Autoteste Covid-19 Isa Lab” estão proibidas no Brasil.
Segundo a Anvisa, o “Autoteste Covid-19 Isa Lab” não tem registro junto à agência e estava sendo comercializado por empresa não regularizada, assim como o “Teste Covid meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva”. A medida de suspensão e recolhimento dos autotestes visa reduzir os riscos à saúde da população.
Até o momento, não há nenhum produto aprovado pela Anvisa como autoteste de Covid-19. Os exames, que permitem acompanhar as condições da doença em casa, são considerados inconclusivos para o diagnóstico, segundo a Agência.
Em reuniões com representantes do Ministério da Saúde, a Agência discute as medidas necessárias para a implantação dos autotestes, visando preencher possíveis lacunas na construção da proposta de política pública.