Ao menos quatro mulheres são vítimas de feminicídio por dia no Brasil, aponta levantamento
No total, 666 mulheres foram mortas de janeiro a junho no país

Foto: Reprodução/Banco de Imagens
Segundo um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado recentemente, ao menos quatro mulheres foram vítimas de feminicídio por dia no Brasil no primeiro semestre. No total, de janeiro a junho, 666 mortes foram registradas.
Os casos de violência sexual geral e de vulnerável, com vítimas mulheres, apresentaram um aumento de 8,3% nos primeiros seis meses do ano na comparação com 2020. Enquanto no ano passado, devido às subnotificações motivadas pela pandemia, 24.664 mulheres foram vítimas de estupro, neste ano 26.709 casos foram registrados.
Além disso, o mês com maior número de registros, de 4.774 casos, foi ainda em janeiro. Os números ainda podem ser maiores, considerando as subnotificações em estupros e que nem todos os homicídios feitos pelos parceiros são colocados como feminicídio.
Ainda no levantamento, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, aponta que os crimes sexuais sofrem com uma alta subnotificação e a falta de pesquisas periódicas sobre os casos, que prejudicam a mensuração total.
"Estudos que especulam as hipóteses sobre as razões de tal fato tem ganhado espaço. Fala-se em aspectos como uma construção coletiva de pactos que ocultam e silenciam estes crimes, a assim chamada cultura do estupro, somada ao compartilhamento de práticas de masculinidade violentas que perpassam essas ações", afirma trecho do documento.