• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Apenas 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente, diz Ministério da Saúde

Apenas 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente, diz Ministério da Saúde

Hemocentros realizam, nesta sexta (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, homenagens aos indivíduos que têm esse hábito

Por Da Redação
Ás

Apenas 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente, diz Ministério da Saúde

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Um levantamento do Ministério da Saúde revelou que 14 em cada mil habitantes do Brasil doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS). O montante, apesar de ter apresentado uma elevação após o período mais crítico da pandemia, com diminuição de 10% no volume de coletas, está abaixo dos 2% necessários estabelecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e dos 5% registrados em países da Europa.

Na tentativa de elevar o número de coleta no país, hemocentros de diversos estados realizam nesta sexta-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, homenagens aos indivíduos que têm esse hábito periódico. A celebração ocorre no mês de novembro devido à proximidade das férias, datas comemorativas de fim de ano e, em 2022, a Copa do Mundo, período que costuma registrar baixa nos estoques.

Para doar, as instituições alertam que é preciso ter entre 16 e 59 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. É importante lembra que não é necessário estar de jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.