Aplicativo Signal conquista o público após novas regras do WhatsApp

Conheça Moxie Marlinspike, criador do aplicativo

Por Da Redação
Ás

Aplicativo Signal conquista o público após novas regras do WhatsApp

Foto: Reprodução

O aplicativo de mensagens WhatsApp decidiu no início deste ano mudar as políticas de privacidade e, devido às alterações, muitos usuários começaram a migrar para o aplicativo concorrente, chamado de Signal. Nos últimos dias, o aplicativo, que era pouco conhecido pelo público geral, ganhou reconhecimento após figuras como o ex-analista da NSA, Edward Snowden, publicar no Twitter que prefere o Signal. Além disso, o aplicativo ganhou o público devido a segurança e a privacidade que oferece. 

O Signal foi criado por Matthew Rosenfeld, mais conhecido por Moxie Marlinspike, que há anos advoga em nome da privacidade online. Atualmente, o aplicativo é elogiado por especialistas e pesquisadores em segurança da informação. No currículo, o empreendedor americano coleciona a criação de sistemas de segurança para o Twitter, Skype e para o próprio Facebook.

Em 2010, ele fundou a empresa sem fins lucrativos Open Whisper Systems, posteriormente comprada pelo Twitter, que o tornou chefe de segurança de produto da rede social. Quatro anos depois, ao lado do engenheiro de criptografia Trevor Perrin, criou o Signal Protocol, um sistema que fornece criptografia ponta a ponta para mensagens de texto e chamadas de voz e vídeo.

O protocolo, que mais tarde se tornaria a base do app Signal, foi usado para aprimorar a segurança do WhatsApp, Facebook Messenger, e o Allo, do Google. “Em vez de ensinar criptografia ao resto do mundo, queríamos ver se poderíamos desenvolver uma criptografia que funcionasse para o resto do mundo. Na época, o consenso da indústria era que a criptografia seria inutilizável, mas começamos o Signal com a ideia de que a comunicação privada poderia ser simples”, disse o empreendedor no blog da empresa dele.

“A missão da Signal sempre foi tornar a criptografia ponta a ponta o mais onipresente possível, ao invés de um sucesso comercial”, disse Marlinspike à revista The New Yorker. 

Sem fins lucrativos, a organização criada pelo hacker funciona inteiramente por doações. O produto da sua criação tem código base aberto, ou seja, está disponível para qualquer pessoa baixar, editar, melhorar e comentar. A criptografia criada por Marlinspike em seus projetos é tão segura que só as pessoas nas duas pontas da conversa podem compreender o conteúdo da mensagem. “Em 2016, o governo dos EUA obteve acesso aos dados do usuário do Signal por meio de uma intimação”, disse Marlinspike.

De acordo com o criador do aplicativo, o Signal surgiu sob a premissa de que a vigilância em massa, especialmente por governos e corporações, deveria ser algo impossível. “Isso representa uma diferença fundamental em como pensamos sobre conceitos como privacidade, segurança e confiança. Não acreditamos que a segurança e a privacidade tenham a ver com o gerenciamento ‘responsável’ dos seus dados sob nosso controle, mas sim sobre como manter seus dados fora do alcance de outras pessoas – incluindo as nossas”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.