/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Apoiar Lula ou Bolsonaro contra orientação do partido gerou quase 60 processos de expulsão nas legendas

Notícias
Política

Apoiar Lula ou Bolsonaro contra orientação do partido gerou quase 60 processos de expulsão nas legendas

Os casos estão distribuídos nos seguintes estados: Pernambuco, Minas Gerais, Acre, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul

Por Da Redação
Apoiar Lula ou Bolsonaro contra orientação do partido gerou quase 60 processos de expulsão nas legendas
Foto: Ricardo Stuckert e Agência Brasil

Ter declarado o voto no presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), ou em candidatos a governador ou deputado não apoiados pelos partidos nas eleições deste ano pode resultar em expulsão para ao menos 59 prefeitos, vereadores e dirigentes partidários em todo o país, de acordo com um levantamento do jornal GLOBO, que mapeou quase 60 casos, distribuídos em cidades de Pernambuco, Minas Gerais, Acre, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

O caso mais emblemático é o do ex-presidente e um dos fundadores do partido Novo, João Amoêdo, que ainda faz parte da sigla. Às vésperas do segundo turno, Amoêdo se posicionou publicamente a favor da candidatura de Lula, o que levou o Novo a determinar a suspensão imediata de sua filiação. Pelas redes sociais, ele relatou ter recebido a notícia com “surpresa e indignação”.

Contudo, apesar da suspensão, o Novo não apoiou publicamente o presidente Bolsonaro no segundo turno e emitiu uma nota em que liberava deus filiados para votarem “de acordo com sua consciência” e “princípios partidários”. Agora, a sigla abriu um processo disciplinar contra Amoêdo alegando “possíveis violações estatuárias”.

Outros dois casos também foram registrados no Partido Verde em São Paulo e Minas Gerais, que não aceitou que seus filiados apoiassem Bolsonaro sob a justificativa de que o presidente não representava as políticas ambientais e de desenvolvimento sustentável. Em Minas, três prefeitos e o deputado estadual Inácio Franco foram punidos. Já em São Paulo, o prefeito do América, Chico Sardelli, pode chegar a ser expulso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102