Após 20 anos, brasileira conquista título mundial de taekwondo
Maria Clara, de 22 anos, derrotou a sul-coreana Yu-Jin Kim

Foto: Divulgação
Depois de duas décadas, a lutadora Maria Clara Pacheco, de 22 anos, colocou o Brasil novamente no topo do pódio do Campeonato Mundial de Taekwondo. Nesta sexta-feira (24), ela conquistou a medalha de ouro na categoria até 57 kg ao derrotar na final a sul-coreana Yu-Jin Kim, campeã olímpica em Paris 2024.
O último título mundial do Brasil na modalidade havia sido conquistado por Natália Falavigna em 2005. O torneio segue até a próxima quinta-feira (30) em Wuxi, na China.
“É uma emoção que eu não consigo explicar. É a primeira vez que ganho um título tão importante, e esse era realmente o objetivo do ano. Estou muito feliz e agradeço a todos que estavam na torcida”, disse Maria Clara.
O ano de 2025 tem sido diferente para a nova campeã mundial, que lidera o ranking da categoria. Ela conquistou dois títulos do Grand Prix, o primeiro em Charlotte, nos Estados Unidos, e o segundo em Muju, na Coreia do Sul, além do ouro inédito para o Brasil nos Jogos Mundiais Universitários, em Essen, na Alemanha.
Perfil
Nascida em São Vicente, no litoral paulista, Maria Clara começou na capoeira aos 5 anos e migrou para o taekwondo em 2014.
Desde então, sua trajetória tem sido marcada por evolução constante: conquistou o bronze no Campeonato Mundial de Cadetes em 2017 e, em 2023, já na categoria sênior, levou o bronze no Mundial e a prata nos Jogos Pan-Americanos.
Agora, Maria Clara Pacheco se consolida como uma das principais referências brasileiras e mundiais do taekwondo.


