Após 30 anos, Iraque e Arábia Saudita reabrem posto de fronteira

Arábia Saudita tenta retornar ao mercado iraquiano

Por Da Redação
Às

Após 30 anos, Iraque e Arábia Saudita reabrem posto de fronteira

Foto: Salah Malkawi/Getty Images

Iraque e Arábia Saudita reabriram na última quarta-feira (18), o principal posto da fronteira, Arar, que estava fechado há 30 anos, o que representa uma nova etapa nas relações diplomáticas entre os países. No ano de 1990, quando Saddam Hussein invadiu o Kuwait, a Arábia Saudita rompeu relações diplomáticas com o Iraque e o diálogo com Bagdá só foi restabelecido em 2017, quase 15 anos após a queda do ditador iraquiano.

Até agora, Arar estava aberto apenas para permitir a passagem de peregrinos iraquianos a caminho de Meca. De acordo com os países, o objetivo da reabertura do posto de Arar, na província de Anbar, cercada a oeste pela Jordânia e a sul pela Arábia Saudita, é permitir a passagem de mercadorias e pessoas e criar uma nova porta de entrada para as importações, numa tentativa saudita de se recolocar no mercado iraquiano.

Durante a reabertura do posto, na quarta, modestas filas de caminhões aguardavam a cerimônia diplomática entre as autoridades dos dois países em ambos os lados da fronteira. Atualmente, os dois países também estão tentando reabrir um segundo posto de fronteira, o Al-Jemayma, menos importante e localizado no sul do Iraque.

A decisão de reabertura da fronteira provocou reação de grupos pró-Irã que mantém influência na política iraquiana. Um dos novos grupos, chamado de "Ashab al-Kahf", condenou a reaproximação com a Arábia Saudita, apontando o país vizinho como um "inimigo".
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.