Após anúncio dos EUA, Europa diz estar 'pronta' para discutir suspensão de patentes de vacinas contra Covid
Alemanha e França também se colocaram à disposição para estudar a suspensão

Foto: Reprodução/Getty Images
Um dia após os Estados Unidos se declararem favoráveis à discussão sobre a suspensão das patentes das vacinas contra a Covid-19, a Europa afirmou nesta quinta-feira (6) que está "pronta" para se juntar a reunião de decisão.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, não afirmou com todas as palavras se apoia o presidente Joe Biden, mas disse que o bloco está disponível para debater "quaisquer propostas referentes à crise de uma maneira efetiva e pragmática".
"É por isso que nós estamos prontos para discutir como uma proposta americana de uma suspensão da propriedade intelectual das vacinas contra a Covid-19 pode ajudar a atingir esse objetivo", disse ela em um discurso na Itália.
A Chancelaria da Alemanha, por outro lado, está aberta às ocorrências, enquanto o presidente francês, Emmanuel Macron, disse ser "totalmente a favor" das suspensões.
O posicionamento de Biden sobre a suspensão das patentes, o que pode acelerar a aplicação dos imunizantes em todo o mundo, fez com que as ações das farmacêuticas despencassem na manhã de hoje: a Pfizer, a Moderna, a Novovax e as ações da BioNTech negociadas nos EUA caíam entre 4% e 10%.