Após crescimento, vendas na construção civil caem 40% em abril
Construtoras devem adiar lançamentos nos próximos meses

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Com a crise ocasionada pelo novo coronavírus, o ciclo de recuperação da construção precisou ser interrompida. Pesquisa divulgada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) mostrou que o setor estava em alta até março deste ano, mas calculou uma queda de quase 40% nas vendas em abril. O estudo ainda mostra que 79% das construtoras pretendem adiar os próximos lançamentos.
Os dados também revelam que as vendas ainda cresceram 26,7 entre janeiro e março deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019. Os empresários seguem preocupados com os efeitos provocados pela crise do novo coronavírus.
O setor projetou um tombo de 38,8% nas vendas, queda que pode fazer com que a construção civil venda apenas 6,5 mil unidades no mês, considerado o menor volume dos últimos 12 meses.
“Menos de 15% das empresas pretendem lançar imóveis normalmente. Estamos empurrando esses lançamentos para a frente. E, quando adiamos isso, também adiamos o ingresso de investimentos”, comentou o sócio da Brain Inteligência Corporativa, Fábio Tadeu Araújo, que fez a pesquisa com a Cbic.
De acordo com a pesquisa, 45% dos brasileiros que pretendiam comprar um imóvel no início deste ano desistiram já em março, quando a pandemia ainda estava começando no país. E esse número subiu para 53% em abril.