Estimativa aponta que dívida pública deve superar PIB em 100% em 2026
Alerta foi feito por Instituição Fiscal do Senado

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Com a crise do coronavírus, a dívida pública do país pode ultrapassar 100% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2026, de acordo com a previsão da IFI (Instituição Fiscal Independente) do Senado. Só em 2020, a divida da União, dos estados e dos municípios para financiar os gastos orçamentários deve chegar a 86,6% de todas as riquezas produzidas no país, aumento superior a 10 pontos percentuais em relação a 2019, quando atingiu 75,8%.
As projeções foram apresentadas ontem (25), na comissão do Congresso que acompanha as ações de combate a pandemia. A depender da duração da crise, e da necessidade de novas medidas emergenciais, o cenário pode piorar mais ainda. “O país precisa estar atento, pois, mesmo com a adoção de eventuais ajustes em 2021, a dívida crescerá mais 4,5% e continuará a crescer nos próximos anos”, alertou o diretor-executivo da IFI, Felipe Salto.
Apenas na última semana, a previsão do rombo nas contas públicas para 2020 saltou de R$ 706,4 bilhões para R$ 711,4 bilhões, pelos cálculos da instituição. O PIB do país deve despencar 5,2%, com a queda da atividade econômica. A combinação entre crises econômica, social e política, segundo o economista, gera um quadro fiscal “muito desafiador”.
Para conter os prejuízos futuros, Salto reforçou a importância de que as ações que aumentem gastos sejam voltadas apenas ao enfrentamento da pandemia, e não gerem despesas permanentes, como reajustes salariais e contratações, que pressionariam os cofres públicos mesmo depois da pandemia.