Após críticas à COP30, Eduardo Paes chama chanceler alemão de “nazista”
Declaração de Friedrich Merz sobre Belém gerou polêmica

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), reagiu nas redes sociais às falas do chanceler alemão Friedrich Merz, chamando o líder europeu de “filhote de Hitler v*!” e “nazista”. A publicação foi feita nesta terça-feira (18).
A reação ocorreu após viralizar, no Brasil, um vídeo em que Merz afirma, durante discurso em Berlim, que ele e jornalistas alemães “ficaram felizes” em deixar “aquele lugar”, em referência a Belém, sede da COP30, e retornar ao país europeu.
As frases do chanceler repercutiram negativamente entre as autoridades brasileiras. O prefeito de Belém, Igor Normando, e o governador do Pará, Helder Barbalho, classificaram a fala como preconceituosa.
Em sentido oposto, o ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Carsten Schneider, publicou recentemente uma mensagem elogiando o país. Ele afirmou que o Brasil é “maravilhoso” e destacou que os brasileiros são “acolhedor e bom anfitrião”. Schneider acrescentou ainda “Pena que não poderei ficar mais tempo após a COP. Teria algumas ideias, por exemplo, pescar com os meus amigos da Amazônia”.


