• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Após declaração de Biden, China diz que pandemia pode ter começado nos EUA

Após declaração de Biden, China diz que pandemia pode ter começado nos EUA

OMS prepara nova proposta de investigação e pede que política seja separada da ciência

Por Da Redação
Às

Após declaração de Biden, China diz que pandemia pode ter começado nos EUA

Foto: Reprodução/PebMed

O ministério das Relações Exteriores da China acusa o laboratório americano de pesquisa biomédica Fort Detrick, de estar relacionado à origem do coronavírus. Nessa sexta-feira (28), o país pediu a abertura de uma investigação internacional. "São mais de 200 laboratórios biológicos americanos espalhados pelo mundo. Quantos segredos escondem?", questionou o porta-voz do governo chinês, Zhao Lijian, sem oferecer evidências para as acusações. 

A declaração vem como resposta a Joe Biden, que pediu apuração sobre os primeiros casos de coronavírus na China. O presidente americano pediu uma nova investigação internacional sobre a origem do coronavírus e pressionou a China a fornecer todas as evidências.

O laboratório de ponta que fica no estado de Maryland, próximo da capital Washington, e onde o Exército dos EUA desenvolve toxinas e anti-toxinas, sistemas de defesa para pragas e doenças. Em agosto de 2019, o laboratório recebeu uma ordem do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) para encerrar operações e pesquisas com vírus e bactérias perigosos por questões de segurança.

De acordo com o CDC, havia um problema de descarte de materiais usados em pesquisas, que poderiam contaminar o solo e água da região. Especialista em emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mike Ryan, pediu, nesta sexta, que a política seja separada da ciência. A OMS prepara uma proposta para os próximos estudos a serem realizados sobre as origens da Covid-19 a pedido dos EUA e Reino Unido.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário