/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Após Gilmar Mendes decidir tirar Bolsa Família do teto de gastos, oposição pede fechamento do Congresso

Notícias
Política

Após Gilmar Mendes decidir tirar Bolsa Família do teto de gastos, oposição pede fechamento do Congresso

Segundo Eduardo Bolsonaro, o país 'não vive uma democracia' e quem sofre com isso são os mais pobres

Por Da Redação
Após Gilmar Mendes decidir tirar Bolsa Família do teto de gastos, oposição pede fechamento do Congresso
Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, decidiu que os recursos destinados ao pagamento de programas sociais de combate à pobreza e à extrema pobreza, como o Bolsa Família, poderão ficar fora do limite do teto de gastos, mas foi criticado por deputados alinhados ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que protestaram nas redes sociais. 

A decisão foi tomada na noite de domingo (18) e atende a um pedido do partido Rede Sustentabilidade.

No Twitter, Eduardo Bolsonaro (PL) criticou o STF e pontuou que o "Brasil não vive uma democracia" e que quem mais sofre diante das decisões "é o pobre". 

Outras personalidades políticas coo Marco Feliciano, General Girão Monteiro e André Fernandes comentaram sobre a ação do magistrado e criticaram a atuação dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e Senado, Rodrigo Pacheco. 

"Congresso pra quê? Ao constatar que na Câmara dos Deputados a aprovação da PEC do Ladrão não seria simples como no Senado, o PT recorreu ao seu puxadinho. Gilmar Mendes resolveu o problema, colocou o congresso no bolso e praticamente aprovou a PEC no STF mesmo", disse Junio Amaral contra a decisão do ministro. 

No entendimento de Gilmar Mendes, o teto de gastos não pode ser “concebido como um fim em si mesmo” e não permitir que os recursos para “direitos fundamentais preconizados pela Constituição” não sejam liberados. “Nesse contexto, urge a necessidade de desenvolvermos semelhantes mecanismos no âmbito da responsabilidade social, facilitando a elaboração, implementação, consolidação e expansão de políticas públicas sociais por parte de todos os Entes Federativos”, argumenta o ministro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102