• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • Após invasão com mortes de torcedores, Conmebol decreta vitória do Fortaleza sobre o Colo-Colo

Após invasão com mortes de torcedores, Conmebol decreta vitória do Fortaleza sobre o Colo-Colo

Partida foi interrompida devido a tumulto em Santiago, no Chile

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Após invasão com mortes de torcedores, Conmebol decreta vitória do Fortaleza sobre o Colo-Colo

Foto: Mateus Lotif/FEC

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) decretou, nesta quarta-feira (30), o Fortaleza como o vencedor da partida contra o Colo-Colo pela fase de grupos da Copa Libertadores da América. O duelo foi marcado pela invasão de torcedores ao gramado aos 24 minutos do 2º tempo, com duas mortes ao redor do estádio Monumental, em Santiago, no Chile.

Além da derrota, o Colo-Colo tem a obrigação de pagar uma multa de 80 mil dólares e disputar com portões fechados as próximas cinco partidas como mandante em competições oficiais organizadas pela entidade sul-americana. Com isso, somente pessoas ou grupos restritos poderão ter acesso ao estádio.

A torcida chilena também foi proibida de comparecer nos próximos cinco jogos da equipe como visitante em competições oficiais da Conmebol.

"Cabe recurso contra esta decisão perante a Comissão de Apelações da Conmebol no prazo de 7 (sete) dias corridos a partir do dia seguinte à notificação dos fundamentos desta decisão", relata Conmebol em nota.

O Fortaleza também emitiu uma nota de agradecimento à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o caso. Confira abaixo:

Agradecemos à CBF pelo apoio institucional durante o processo. O respaldo da entidade foi fundamental para garantir o cumprimento das normas e a integridade da competição. Reforçamos nosso total repúdio a qualquer forma de violência no futebol. O esporte deve ser palco de paixão, respeito e união entre os povos, nunca de agressões e intolerância.

Veja todas as punições do Colo-Colo abaixo:

- Derrota por 3 a 0
- Multa de 80 mil dólares (R$ 454 mil)
- Cinco jogos com portões fechados nas partidas como mandante em competições da Conmebol
- Cinco jogos sem torcida nas partidas como visitante em competições da Conmebol

Homenagem do Fortaleza

Foto - Mateus Lotif/FEC

No dia 13 de abril, o Fortaleza fez uma homenagem aos dois jovens que faleceram no Chile. Antes da bola rolar no duelo entre o time cearense contra o Internacional, na Arena Castelão, os jogadores do Tricolor do Pici entraram em campo com a camisa: "No futebol só há lugar para a vida". Uma faixa também foi estendida com a frase: "Futebol e violência não ocupam o mesmo espaço".

Acompanhadas do zagueiro Kuscevic, duas crianças entraram vestidas com as camisas com os nomes e idades de Mylan (13) e Martina (17), para simbolizar os jovens que morreram no incidente nas ruas de Santiago.

O atleta do Colo-Colo e ex-jogador do Flamengo, Arturo Vidal, agradeceu a homenagem com uma publicação nas redes sociais.

Comemorações do centenário foram suspensas

O Colo-Colo anunciou a suspensão de todas as comemorações em homenagem ao centenário do clube chileno. A medida foi comunicada pelo ex-jogador Carlos Caszely, embaixador oficial do centenário, em uma coletiva de imprensa.

O time planejava uma série de festividades e eventos institucionais, como um jantar de gala no Estádio Monumental, com a presença de quase mil convidados. No sábado, a previsão era de um espetáculo artístico. A agenda do centenário também fez com que o duelo contra o Deportes Iquique fosse remarcado para priorizar as comemorações. No entanto, a tragédia obrigou o clube a mudar os planos.

O presidente do Colo-Colo, Aníbal Mosa, também comentou sobre a situação.

LEIA MAIS:

Após morte de torcedores, Colo-Colo suspende comemorações em homenagem ao centenário do clube
CBF aciona Conmebol e pede vitória do Fortaleza por jogo cancelado no Chile
Presidente do Colo-Colo lamenta mortes e trabalha para identificar invasores
Dois torcedores morrem em tumulto e jogo Colo Colo x Fortaleza é suspenso em Santiago

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário