Após morte de Herzem Gusmão, vítima da Covid-19, vice de Vitória da Conquista toma posse
Sheila Lemos tomou posse em cerimônia que aconteceu na manhã desta segunda-feira (22), na Câmara Municipal da cidade

Foto: Reprodução / Ariela Bonfim / TV Sudoeste
Tomou posse da prefeitura na Câmara Municipal da cidade, por volta das 10h30 desta segunda-feira (22), a vice-prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM). A posse aconteceu em decorrência da morte do prefeito do município, Herzem Gusmão (MDB), que estava internado há quase três meses no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele morreu na última quinta-feira (18), devido a complicações da Covid-19.
Herzem Gusmão foi reeleito prefeito no 2º turno das eleições em novembro de 2020, com Sheila Lemos como vice-prefeita. Por causa da internação dele devido à Covid-19, em 1º de janeiro ela tomou posse do cargo de prefeita de Vitória da Conquista. Uma semana depois, Herzem tomou posse do cargo em cerimônia virtual.
Após a morte de Herzem Gusmão, Sheila afirmou que o desejo da dupla era de que a cidade fosse governada em conjunto.
"Nosso desejo era de governar essa cidade juntos, mas não foi esse o designo de Deus. Agora tenho o compromisso de governar essa cidade e cumprir o que foi proposto no nosso plano de governo", disse.
Sobre
Ana Sheila Lemos Andrade, nasceu em Vitória da Conquista, é empresária, formada em administração pela faculdade Juvêncio Terra e pós-graduada em gestão empresarial e marketing em varejo. Começou a trabalhar desde cedo ajudando os pais, José de Andrade e Irma Lemos, em um pequeno comércio local.
Ao longo de sua trajetória, Sheila Lemos trabalhou como atendente do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) e assessora parlamentar na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Com o objetivo de dar oportunidades para que mulheres fossem protagonistas das suas histórias, ajudou a fundar, ao lado de sua mãe, o movimento das donas de casa, instituição que há 12 anos oferece cursos profissionalizantes gratuitamente.
Em 2015, foi eleita vice-presidente da Câmara Dirigente dos Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista. Em 2017, foi eleita presidente da CDL, tornando-se a segunda mulher a presidir a instituição.
A prefeita concorreu em 2020 pela primeira vez no processo eleitoral. Em 2018, ela chegou a se candidatar ao cargo de deputada estadual, mas desistiu do pleito antes das eleições.
Na declaração de bens da candidata constava o valor de R$ 667.109,15. O valor está dividido entre terrenos, casa e quotas ou quinhões de capital.


