• Home/
  • Notícias/
  • Justiça/
  • Após pedir comprovação de diagnóstico de Alzheimer, Moraes solicita perícia médica da PF em Augusto Heleno

Após pedir comprovação de diagnóstico de Alzheimer, Moraes solicita perícia médica da PF em Augusto Heleno

General está preso desde 25 de novembro no Comando Militar do Planalto

Por Da Redação, Agência Brasil
Às

Após pedir comprovação de diagnóstico de Alzheimer, Moraes solicita perícia médica da PF em Augusto Heleno

Foto: Ton Molina/STF

Alexandre de Moraes determinou nesta segunda-feira (1°) que o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Augusto Heleno passe por uma perícia médica. O pedido ocorre dois dias após o ministro pedir comprovação de diagnóstico de Alzheimer. O trabalho deverá ser realizado por peritos da Polícia Federal (PF), em 15 dias.

Augusto Heleno foi condenado a 21 anos de prisão na ação penal da trama golpista. Heleno está preso desde 25 de novembro, quando iniciou o cumprimento da pena e  está custodiado em uma sala do Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília.

A decisão do ministro foi tomada após a defesa negar que Heleno apresente diagnóstico de Alzheimer desde 2018, quando integrava o governo de Jair Bolsonaro. Segundo a defesa, o diagnóstico foi feito no início de 2025 A controvérsia ocorreu porque o general teria dito que começou a apresentar o problema cognitivo em 2018. O relato ocorreu durante o exame de corpo de delito antes de iniciar o cumprimento da pena.

Segundo os advogados, o general tem 78 anos e graves problemas de saúde. A defesa também pede que o militar cumpra prisão domiciliar humanitária

"Determino a elaboração de laudo pericial por peritos médicos da Polícia Federal, no prazo de 15 dias, com a realização de avaliação clínica completa, inclusive o histórico médico, exames e avaliações de laboratório, como a função tireoidiana e níveis de vitamina B12, neurológicos e neuropsicológicas, incluindo, se necessário for, exames de imagem como ressonância magnética e PET, além do que entenderem necessário para verificação do estado de saúde do réu", decidiu o ministro Alexandre de Moraes.

Defesa

No último sábado (29), Moraes pediu que a defesa esclarecesse as condições de saúde de Heleno. Segundo o ministro, os advogados não informaram durante a tramitação do processo da trama golpista que o militar apresenta quadro de Alzheimer.

Caberá ao ministro autorizar ou não a prisão domiciliar. Não há prazo para decisão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.