Após realizar novo teste, TSE reafirma segurança das urnas eletrônicas

Segundo Barroso, desde 1996, quando a urna eletrônica foi instalada no Brasil, não ocorreu nenhum tipo de fraude

Por Da Redação
Ás

Após realizar novo teste, TSE reafirma segurança das urnas eletrônicas

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Após novos testes serem feitos nas urnas eletrônicas, neste domingo (12), durante eleições suplementares que aconteceram em duas cidades no interior do Rio de Janeiro, o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso informou durante uma coletiva de imprensa que os testes foram bem-sucedidos e destacou a segurança das máquinas. 

Barroso contou que, desde 1996, quando a urna eletrônica foi instalada no Brasil, não ocorreu nenhum tipo de fraude.

"Como o TSE tem procurado demonstrar, o sistema é absolutamente seguro e jamais se documentou qualquer tipo de fraude. Porém, é fato que se criou, na minha visão artificialmente, algum grau de desconfiança. E, portanto, aumentamos a interlocução com a sociedade para demonstrar a transparência, segurança e auditabilidade. Instituímos uma comissão de transparência para acompanhar cada passo do processo eleitoral" disse.

Ainda segundo Barroso, os presidentes de partidos podem verificar e indicar técnicos capacitados a acompanhar os testes feitos pelo TSE com as urnas eletrônicas antes das eleições.

Foi realizado neste domingo, o chamado "teste de integridade", quando, no dia da eleição, algumas urnas são sorteadas para auditorias independentes. Na simulação é possível comprovar se os votos feitos na máquina correspondem ao resultado final apresentado no boletim da urna, que revela quantos votos cada candidato teve.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.