Após reunião, chegada de vacina russa Sputnik V ao Brasil é incerta

Primeiro lote está previsto para 28 de julho

[Após reunião, chegada de vacina russa Sputnik V ao Brasil é incerta]

FOTO: REUTERS/Amanda Perobelli

Após reunião virtual com Fundo Soberano Russo, na tarde desta quarta-feira (21), chegada de vacina Sputnik V contra a Covid-19 ao Brasil se tornou incerta. O primeiro lote estava previsto para desembarcar no dia 28 de julho no país. 

O presidente do Fundo Soberano Russo, em reunião com membros do Consórcio Nordeste, pediu prazo de 48h para avaliar posicionamento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em relação à compra das vacinas. Queiroga anunciou a retirada do imunizante russo do Plano Nacional de Imunização (PNI), alegando que o país já tinha doses suficientes da vacina para imunizar a população. 

Em nota, o presidente do Consórcio do Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias, comentou sobre dificuldades. "A gente vence um obstáculo e aí aparece outro obstáculo. Ora é a Anvisa, ora é uma posição do Ministério da Saúde como aconteceu agora. Por isso que oficializamos pedindo um posicionamento.", afirmou. 

Documento solicitando posicionamento foi encaminhado ao Ministério da Saúde na terça-feira (20). 

Confira nota do presidente do Consórcio do Nordeste na íntegra: 

"“O esforço dos governadores do Brasil para que a gente tenha mais vacina tem sido uma corrida de obstáculos! A gente vence um obstáculo e aí aparece outro obstáculo. Ora é a Anvisa, ora é uma posição do Ministério da Saúde como aconteceu agora. Por isso que oficializamos pedindo um posicionamento. Hoje, na agenda com os russos, depois que estava tudo já acertado para a próxima semana termos a entrega das vacinas. Eles colocaram que precisavam avaliar sobre essa situação do ministério em um prazo de 48 horas e nós pedimos para que ficasse mantida o cronograma de entrega para que a gente possa rapidamente estar trabalhando mais vacina para mais vacinação e ao mesmo tempo salvar vidas no Brasil.”

Wellington Dias
Governador do Piauí
Presidente do Consorcio Nordeste"


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!