Apple deve banir aplicativos que rastrearem usuários no iPhone

Medida fará parte da atualização do iOS 14 em 2021

[Apple deve banir aplicativos que rastrearem usuários no iPhone]

FOTO: Reprodução

O chefe de engenharia de software da Apple, Craig Federighi declarou ao jornal The Telegraph, no último dia 8, que a empresa pode remover da App Store os aplicativos que não cumprirem as regras anti-rastreamento que serão implementadas no iOS 14. A medida fará com que cada programa instalado peça permissão ao usuário para rastreá-lo

As novas diretrizes iria entrar em vigor com o lançamento da versão estável da atualização do sistema, mas foi prorrogado para o início de 2021. 

A medida anti-rastreamento da Apple tem como objetivo informar o usuário quando algum aplicativo deseja acompanhar suas atividades em outros apps e site — informações essas que costumam ser usadas para personalizar os anúncios que são exibidos para a pessoa. 

A empresa reiterou o seu compromisso com a privacidade dos seus usuários, em comunicado oficial, e demonstrou apreensão com o fato de seus usuários terem seus dados coletados e revendidos em redes de publicidade online sem suas respectivas autorizações. A declaração causou intriga entre as redes de publicidades que dizem que a medida pode reduzir os ganhos e inviabilizar pequenos negócios.


Comentários