Conheça os riscos de utilizar carregador falso no celular

A prática do uso de produtos piratas é feita por inúmeras pessoas

[Conheça os riscos de utilizar carregador falso no celular  ]

FOTO: Reprodução/ Pixabay

Com a desculpa de que esqueceu em casa ao sair para trabalhar ou de não querer pagar um valor mais alto no produto original, inúmeras pessoas recorrem aos carregadores falsos para usar no celular. Contudo, a opção mais barata pode prejudicar o aparelho de diversas maneiras.  

Toda bateria tem um perfil de carga e, de acordo com o engenheiro elétrico do Instituto Mauá de Tecnologia, Eduardo Pouzada, toda bateria tem uma quantidade de corrente elétrica que pode ser injetada ao longo do tempo para que ela continue funcionando normalmente.

“Se você ficar abaixo do perfil mínimo, a bateria não ficará totalmente carregada. E se você ultrapassar essa carga, corre-se o risco de ter um dano quase imediato na bateria”, explica Eduardo.

Ele diz ainda que ultrapassar esse limite máximo e mínimo do perfil de carga também pode afetar a vida útil da bateria. 

Sobre os carregadores falsos, “Os fabricantes de carregadores genéricos normalmente pecam pelo excesso e, por isso, muitas vezes não utilizam esses sensores para limitar o carregamento. Com isso, o celular pode ser danificado por excesso de temperatura, ou na alimentação do seu circuito eletrônico”, destaca o professor.

Ele também recomenda não utilizar os aparelhos durante o carregamento em algumas situações. "Tem certas ações que o usuário deve ter mais atenção, como quando há oscilação na rede elétrica, quando está chovendo e ventando muito. Nestas situações, é prudente desligar o celular da tomada." 


Comentários