Apple é condenada a pagar multa por causa da resistência à água do iPhone

AGCM estabeleceu multa equivalente a R$ 64 milhões por propaganda enganosa

[Apple é condenada a pagar multa por causa da resistência à água do iPhone]

FOTO: Reprodução

A Apple foi condenada a pagar uma multa de dez milhões de euros por propaganda enganosa com relação a resistência do iPhone à água. A multa foi estabelecida pelo AGCM, órgão na Itália responsável por garantir a competitividade entre as empresas no mercado. De acordo com a instituição, a Apple omitiu que os testes de resistência à água do iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone XR, iPhone XS, ‌iPhone XS‌ Max, iPhone 11, ‌iPhone 11‌ Pro e iPhone 11 Pro Max foram realizados em laboratório e não em condições reais de uso.

A decisão do AGCM é baseada nos testes divulgados pela Apple em publicidades que afirmam que os iPhones são resistentes de 1 a 4 metros de profundidade por 30 minutos. O órgão ainda alega que a fabricante não deixou claro para o consumidor que estes testes utilizaram água estática e pura, situações ideais que dificilmente o consumidor deve encontrar no dia a dia.

Além da multa, a Apple deve fazer um pedido de desculpas público e formal por meio do próprio site oficial na Itália. 

Em 2018, a Apple já foi condenada a pagar o mesmo valor pelo AGCM por admitir que diminuía o desempenho de iPhones mais antigos para preservar a bateria.


Comentários