Apple: Gigante da tecnologia completa 45 anos
Relembre grandes lançamentos e produtos inovadores da marca

Foto: Reprodução/Apple
Fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak, em 1976, a Apple completa 45 anos nesta quinta-feira (1°). A gigante da tecnologia foi responsável por apresentar ao mundo produtos como o iMac G3, em 1998, referência entre computadores pessoais, e o iPhone, um dos primeiros smartphones do mundo em 2007. Atualmente, a Apple se tornou referência em tecnologia de ponta lançando no mercado produtos como, por exemplo, os AirPods.
Confira a seguir dez produtos da maçã que marcaram o mundo da tecnologia nos últimos 45 anos:
1-Apple-1: Lançado em 1976, o Apple-1 (ou Apple I) foi o primeiro computador da Apple. Desenhado e concebido por Steve Wozniak, o sistema consistia basicamente em uma placa formada por mais de 60 chips.
2-Apple IIc: O Apple IIc é um computador portátil da Apple que surgiu em 1984 e é tido como o "vovô" dos MacBooks atuais, embora não possuísse uma tela integrada e tampouco uma bateria, algo que sublinha os desafios da computação portátil nos anos 1980. Mesmo com todas essas limitações, o PC tinha um apelo especial para consumidores em busca de uma ferramenta de trabalho, sendo mais um computador funcional.
3-iMac G3: Lançado em 1998, o iMac G3 é um dos computadores mais revolucionários da Apple. O sistema era um All-in-one com design moderno para época, proposta minimalista e acabamento com cores vivas. O iMac G3 foi importante na popularização de um certo padrão USB de interfaces, assim como teve papel marcante no fim do disquete.
4-iPhone: O iPhone era mais que o iPod com funcionalidade de telefone celular: o smartphone inovou com uma "ampla" tela de 3,5 polegadas com suporte a comandos sensíveis ao toque. O acessório explorava a capacidade de reproduzir conteúdos multimídia, tinha sistema operacional completamente concebido para a tela touch e, comparado aos smartphones da época, cheios de teclas e com telinhas minúsculas, parecia peça de ficção científica.
5-Apple Watch: O Apple Watch é um produto que teve um início menos contundente. Mesmo assim, o relógio smart da Apple cativou um mercado importante e as sucessivas gerações do acessório acabaram expandindo suas funcionalidades, corrigindo problemas e refinando o design.
6-AirPods: Os AirPods nasceram como solução para o fim da saída de fones de ouvido nos celulares da maçã. Os earbuds totalmente sem fio chegaram prometendo maior liberdade de uso, embora limitações como latência, qualidade de som inferior e a questões referentes à autonomia de bateria tenham sido levantadas à época.
7-Siri: A Siri não foi a primeira assistente virtual do mundo e, em uma análise fria, sequer é a mais relevante em uso atualmente, já que perdeu algum espaço para a Alexa, e o grande nível de integração da plataforma da Amazon. Apesar disso, a importância da Siri é parecida com a do iPhone: a assistente da Apple foi a primeira com o formato atual a se destacar, chegando no iPhone em 2011.
8-Apple TV: Em 2007, a Apple lançou a Apple TV: um media center capaz de oferecer acesso a conteúdos em vídeo adquiridos ou alugados pela loja virtual iTunes, além de permitir abrir o YouTube na tela grande.
9-MacBooks com M1: Em 2020, o antigo boato se confirmou e a Apple lançou Mac Mini, MacBook Air e MacBook Pro de 13 polegadas equipados com o chip M1, desenvolvido pela marca, seguindo o que já acontecia há anos em iPhones e iPads.
10-AirPlay: Antes do protocolo Miracast se popularizar e do surgimento de produtos como o Chromecast, o AirPlay já oferecia a capacidade de distribuir sinal de vídeo sem fio a partir do iOS 4, em 2010. Essa primeira geração do AirPlay substituía o AirTunes anterior, uma espécie de Bluetooth exclusivo para dispositivos da Apple.