Aprovação de Cláudio Castro sobe após megaoperação no Rio, aponta Datafolha

Governador registra o melhor índice desde 2022, com 40% de avaliação positiva entre moradores

Por Da Redação
Às

Aprovação de Cláudio Castro sobe após megaoperação no Rio, aponta Datafolha

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), viu sua popularidade crescer após a megaoperação policial no estado. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada no sábado (1º), o gestor atingiu o maior índice de aprovação desde o início de sua administração, em 2022.

Segundo o levantamento, 40% dos moradores da capital e da região metropolitana avaliam o governo como ótimo ou bom. Na cidade do Rio, a aprovação é de 30%, considerando margem de erro de cinco pontos percentuais, enquanto nas demais cidades da região metropolitana sobe para 51%, com margem de erro de seis pontos. A reprovação chega a 39% na capital e 28% no entorno.

A pesquisa mostra ainda que a gestão de Castro é mais bem avaliada entre homens (49%) do que entre mulheres (32%). Entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), aliado do governador, a aprovação chega a 67%, mas cai para 17% entre os que votaram em Lula (PT). Para 61% dos eleitores do petista, o governo é ruim ou péssimo, percentual que cai para 12% entre os bolsonaristas.

A desaprovação de Castro também atingiu o maior patamar da série histórica, com 34% classificando a administração como ruim ou péssima, enquanto 23% a consideram regular.

Em relação à operação policial, 48% dos entrevistados disseram que ela foi “muito bem executada”, 21% a avaliaram como regular e 24% consideraram que foi mal conduzida. Além disso, 57% concordam com a declaração do governador de que a ação foi um sucesso, e 39% discordam totalmente.

O levantamento ouviu 626 pessoas, com 16 anos ou mais, por telefone, na capital e na região metropolitana do Rio, nos dias 30 e 31 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário