Argentina começa vacinação contra Covid-19 nesta terça-feira (29) com Sputnik V
Bahia e Paraná tem acordos para testes e aplicação da vacina

Foto: Reprodução/Olhar Digital
A Argentina iniciou nesta terça-feira (29) a campanha de vacinação contra a Covid-19 com a aplicação da vacina Sputnik V e se tornou o primeiro país da América Latina a inocular sua população com o imunizante do laboratório russo Gamaleya. A primeira etapa da campanha começou simultaneamente em todo o país com a vacinação voluntária dos profissionais da saúde. No Brasil, os estados da Bahia e do Paraná firmaram acordos com o instituto russo para testes e aplicações de doses.
A vacina, no entanto, ainda não foi aprovada para uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência ainda não recebeu, até o momento, pedido formal do Gamaleya para registro do imunizante no país. Após ser vacinado, o governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof, escreveu nas redes sociais que "hoje é o início do fim da pandemia na Argentina".
O jornal argentino La Nacion pontua que Kcillof buscou, com a divulgação pública do momento em que foi vacinado, dar tranquilidade à população em meio a diversos questionamentos e dúvidas gerados pela divulgação dos resultados de eficácia do imunizante e da desconfiança gerada inicialmente pela comunidade científica ocidental em relação à vacina pelo processo de teste e aprovação.