Argentina é o país que apresenta os melhores índices de segurança da América do Sul
Índice Global da Paz leva em consideração 23 indicadores de 163 países

Foto: Freepik
O Índice Global da Paz (GPI, na sigla em inglês) de 2025, realizado pelo Instituto para Economia e Paz (IEP) apontou que a Argentina é o país mais seguro da América do Sul. A pesquisa examina 163 países baseado em 23 indicadores quantitativos e qualitativos, elaborados em três concentrações: segurança e proteção social, envolvimento em conflitos internos e externos, e grau de militarização.
Critérios avaliados
Os critérios avaliados foram a taxa e homicídios, a número de conflitos em andamento, o quantidade de mortes por violência política, os gastos militares em proporção ao PIB, quantos refugiados estão no país e deslocados internos, o acesso da população a armas, a percepção pública sobre a criminalidade e se a nação está envolvida em conflitos no exterior.
Argentina na liderança
A Argentina foi listada como o país mais pacífico da América do Sul, já que ela está na 46° posição no ranking global, com uma pontuação de 1.768, o que aponta uma elevação de cinco posições comparado a 2024.
O relatório salientou que, apesar das medidas de ajuste tomadas pelo presidente Javier Milei, não teve agitação social ou vários protestos, o que ajudou na estabilidade política. A pesquisa ainda mostra diminuição na percepção da criminalidade, nas taxas de homicídio e nas manifestações violentas.
O Uruguai está na segunda posição do ranking entre os países mais pacíficos da América do Sul, ficando em 48º lugar no ranking global, seguido pelo Chile, em 62º.
Na sequência estão Paraguai (75º), Peru (96º), Guiana (106º), Equador (129º), Brasil (130º), Venezuela (139º) e Colômbia (140º). Somente a Bolívia, Equador e Venezuela tiveram piora nos índices.