• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Arqueólogos encontram esqueleto de soldados da última batalha de Napoleão Bonaparte

Arqueólogos encontram esqueleto de soldados da última batalha de Napoleão Bonaparte

Combatentes lutaram na Batalha de Waterloo, que marcou o fim do reinado do imperador

Por Da Redação
Ás

Arqueólogos encontram esqueleto de soldados da última batalha de Napoleão Bonaparte

Foto: Wilkimages/Pixabay

Um grupo de arqueólogos e voluntário encontrou, na quarta-feira (13), esqueletos de soldados que morreram na Batalha de Waterloo, a última do reinado de Napoleão Bonaparte na França. A descoberta aconteceu no vilarejo de Mont-Saint-Jean, a cerca de 20km de Bruxelas.

De acordo com a equipe, três membros amputados foram encontrados no local, onde o principal hospital de campanha das tropas britânicas estava localizado. Além disso, um esqueleto foi desenterrado, entre caixas de munição, lixo hospitalar e ossos de pernas e braços de combatentes.

Segundo Eva Colling, arqueóloga da Bélgica, os ossos descobertos, provavelmente, foram jogados em uma vala perto do hospital, já que o número de vítimas era muito alto. Estima-se que 20 mil soldados perderam a vida no conflito.

Uma equipe de pesquisadores do Centro de Arqueologia de Campos de Batalha da Universidade de Glasgow, na Escócia, desenvolveu um estudo que traz uma possível nova explicação para o destino dos soldados e civil mortos na batalha: os ossos foram vendidos para a fabricação de fertilizantes.

“Os campos de batalha europeus podem ter fornecido uma fonte conveniente de ossos, que poderiam ser moídos em farinha, uma forma eficaz de fertilizante”, afirma o professor Tony Pollard, que liderou a pesquisa. “Um dos principais mercados para esta matéria-prima se localizava entre os britânicos, que, ao lado dos prussianos, venceram a batalha contra os franceses.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário