Arquidiocese de Salvador firma convênio com a Prefeitura da capital baiana para restauração do prédio do Cine Excelsior
O projeto inicial está orçado em 20 milhões

Foto: Reprodução/Arquidiocese de Salvador
O prefeito de Salvador, Bruno Reis e o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha firmam convênio para a restauração do prédio onde funcionou o Cine Excelsior, na Praça da Sé, Centro Histórico da capital baiana.
De acordo com o presidente do Centro Cultural Palácio da Sé Dom Sebastião Monteiro da Vide e membro da diretoria da Congregação Mariana de São Luiz, cônego José Abel Pinheiro, o projeto inicial para a revitalização do espaço está orçado em torno de R$ 20 milhões.
Embora não seja tombado, o prédio do Cine Excelsior está em um local conhecido como “circuito de tombamento”. “Este passo que daremos é de uma importância singular, pois é um resgate da história do Centro Histórico de Salvador. É mais um presente que a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, em parceria com a Prefeitura Municipal, vai oferecer à cidade. Em 2018 aconteceu a entrega do Palácio da Sé, após ser restaurado, e agora vamos ter mais um equipamento à serviço da comunidade”, afirma Padre Abel.
O evento acontecerá nesta segunda, 19, às 9h30, no Centro Cultural Palácio da Sé Dom Sebastião Monteiro da Vide, localizado ao lado do Cine Excelsior e será uma Parceria Público-Privada (PPP).
Cine Excelsior
Primeiro cinema católico da Bahia, o Cine Excelsior foi inaugurado em 17 de abril de 1935, ocupando o lugar do Cine São Jerônimo. Pertencente à Congregação Mariana de São Luiz, o espaço foi fundado pelo frei Hildebrando Kruthaupse, e tinha como objetivo arrecadar recursos financeiros para a manutenção da ação evangelizadora dos franciscanos, em Salvador.
Após inúmeras dificuldades financeiras, na década de 1980 o Cine Excelsior foi arrendado, passando a exibir filmes completamente contrários à proposta original, o que levou a Congregação Mariana de São Luiz a informar, por meio de comunicado na porta principal, que não estava responsável por tais exibições. O cinema foi fechado no fim desta mesma década.


