Arquivos mostram dados não revelados da China em fases iniciais da Covid
O número anteriormente não divulgado está em uma das 117 páginas de documentos vazados

Foto: Reprodução
Um arquivo exclusivo revelado pelo jornal CNN mostrou que as autoridades de saúde locais na província de Hubei, onde o vírus foi detectado pela primeira vez, mentiu sobre o número de casos de pessoas infectadas pelo coronavírus. Na lista mostra o número de 5.918 novos casos detectados em 10 de fevereiro, mais do que o dobro do número público oficial de casos confirmados na época.
O número anteriormente não divulgado está em uma das 117 páginas de documentos vazados do Centro Provincial de Controle e Prevenção de Doenças de Hubei, intitulado de "documento interno, por favor, mantenha confidencial" compartilhados e verificados pela CNN.
O governo chinês negou as acusações feitas pelos Estados Unidos e outros governos ocidentais de que ocultou as informações relacionadas ao vírus. "Ficou claro que eles cometeram erros, e não apenas erros que ocorrem quando você está lidando com um vírus novo. Também erros burocráticos e politicamente motivados em como eles lidaram com isso", disse o pesquisador sênior da Global saúde no Conselho de Relações Exteriores, Yanzhong Huang, que escreveu extensivamente sobre saúde pública na China.