Arthur Lira diz que reforma do Imposto de Renda deve ser votada em agosto
Texto prevê cortes de subsídios de 20 mil empresas, em diversos setores

Foto: Agência Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta quinta-feira (15), em entrevista ao jornal O Globo, que a votação da reforma do Imposto de Renda (IR) deverá ficar para agosto. Segundo ele, o parecer deverá ser aprovado com “ajustes”. No entretanto, o parlamentar não disse quais.
O texto da reforma segue com impasses. Os secretários estaduais de Fazenda, por exemplo, se mobilizam contra o relatório.
O presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados (Comsefaz), Rafael Fonteles, chamou nesta quinta (15), em nota, o parecer de “atentado ao sistema federativo” e alertou para prejuízos à prestação dos serviços públicos aos mais pobres. Segundo estimativas do colegiado, as mudanças no IR vão resultar em perdas de R$ 27 bilhões para o conjunto dos estados e municípios.
A proposta original do governo foi alvo de críticas. O texto apresentado pelo relator na Câmara, o deputado Celso Sabino (PSDB-BA), prevê a redução do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica de 25% para 12,5%. Por outro lado, corta subsídios de 20 mil empresas de diversos setores e também taxa dividendos em 20%.