Ártico está aquecendo quase 4 vezes mais rápido, aponta estudo

Cientistas concluíram que região é mais sensível ao aquecimento global

Por Da Redação
Ás

Ártico está aquecendo quase 4 vezes mais rápido, aponta estudo

Foto: Reprodução/Pixabay

Um artigo, publicado na revista científica Communications Earth & Environment nesta quinta-feira (11), mostra que o Ártico está aquecendo mais rápido do que os cientistas esperavam: cerca de quatro vezes mais quando comparado com a média global de temperatura nos últimos 43 anos.

Segundo os autores do estudo, esse aquecimento acelerado sugere que a região é mais sensível ao aquecimento global do que as estimativas atuais mostram. "Referir-se ao aquecimento do Ártico como sendo duas vezes mais rápido que o aquecimento global, como frequentemente afirmado na literatura científica, é uma clara subestimação da situação durante os últimos 43 anos, desde o início das observações de satélite [na região]", alertaram os autores no artigo.

Além disso, os cientistas afirmam que há duas principais hipóteses que sustentam essa nova revisão: a primeira é que estimativas anteriores podem estar desatualizadas devido ao aquecimento contínuo da região ártica e a segunda é que essa avaliação tem sido afetada tanto pela forma como o Ártico é delimitado geograficamente como pela escolha de duração do período sobre o qual a taxa de aquecimento é calculada.

No novo estudo, a região ártica foi definida como a área dentro do Círculo Ártico e a taxa de aquecimento foi calculada a partir de 1979, quando observações mais detalhadas por satélite se tornaram disponíveis. "Nossos resultados indicam que essa nova taxa de quatro vezes do aquecimento do Ártico é um evento extremamente improvável, ou os modelos climáticos tendem sistematicamente a subestimar essa amplificação", concluíram os autores do artigo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.