Assessor especial de Lula alerta para risco de intervenção dos EUA na Venezuela

Celso Amorim critica presença de navios de guerra próximos ao país vizinho

Por Da Redação
Às

Assessor especial de Lula alerta para risco de intervenção dos EUA na Venezuela

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, afirmou nesta quarta-feira (20) que acompanha com preocupação a movimentação de navios de guerra dos Estados Unidos no Caribe, em área próxima à Venezuela.

Três destróieres da Marinha norte-americana foram deslocados para a região com a justificativa de reforçar o combate ao narcotráfico. A operação ocorre poucos dias após a porta-voz do governo Donald Trump, Karoline Leavitt, declarar que os EUA vão usar “toda a força” contra o regime de Nicolás Maduro.

Durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, Amorim reforçou a posição brasileira contrária a interferências externas. “Somos sobretudo contra a intervenção externa. Eu não posso esconder que vejo com preocupação o deslocamento de barcos americanos e a maneira de ver a questão. (…) Não intervenção são princípios basilares da política externa brasileira”, disse.

Ele também destacou a tradição diplomática do país. “Até durante o período de governo militar, o Brasil agiu sempre sem nunca aceitar a ideia da intervenção externa e nos preocupa a presença de barcos de guerra muito próximos da costa da Venezuela e o risco, sobretudo com as declarações de que ele pode usar toda a força dentro dessa questão do combate ao crime organizado, que deve ser combatido, mas com a cooperação dos países e não com intervenções unilaterais”, completou.

Com informações do Portal Metrópoles

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.